Os meus poemas... «A poesia/ O poema/ O teorema/ Da fantasia» Simão
Terça-feira, 25 de Julho de 2006
"Eis-me aqui"
"Guernica" de Pablo Picasso

 

A propósito dos conflitos no Médio Oriente. 

Eis-me aqui
Sentado a escrever versos

 

Entretanto, homens perversos
Torturam outros homens.
Nas masmorras
Calca-se a dignidade
 Os ideais e a verdade.

 

Riem-se os perversos
E eu a escrever versos

 

Por todo o lado, a dor e a morte
passeiam nas botas do poder.

 

E eu sentado a escrever

 

Mas é o verso uma arma
E o poeta um guerreiro
Que solta a sua pena
Revolucionário o poema
O grito libertário.
É também o mensageiro
E canta o homem novo
Livre, livre e inteiro
E põe na voz do povo
A canção, a poesia
D'um hino à liberdade.
E conhece o cativeiro
O poeta
A tortura, o sofrimento
A mordaça.
Mas podem roubar-lhe a voz
Amarrá-lo com mil nós
Que mesmo sem a sua pena
Ele traz solta na mente
A esperarança, a liberdade
A revolta intransigente
A verdade de um poema!

 

Simão


publicado por Simão às 15:19
link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De Alexandra a 25 de Julho de 2006 às 20:07
Olá Simão,

vim do blog "Segunda vida" e passei por aqui...

Primeiro que tudo felicidades por cá!

O Poema já por si, faz-nos pensar e associado a
Guernica faz um post magnífico. Parabéns!

Até breve.


De Amita a 26 de Julho de 2006 às 18:34
Olá Simão
Assim se canta a verdade e a liberdade da Poesia.
Um belo poema cheio de força com uma imagem magnífica.
Um bjo e uma flor


De conchitamachado a 26 de Julho de 2006 às 20:13

"Eis-me aqui" ... Parabéns por este Poema tão profundo!
Estarei aqui, quando possível, neste Espaço que fiquei admirar.
Felicidades!
Deixa um ABRAÇO
ConchitaMachado


De Bia a 28 de Julho de 2006 às 12:46
A pintura "Guernica" inspirada nos bombardeamentos alemães à vila basca de Guernica tornou-se num símbolo antiguerra e continua excepcionalmente moderna.Por isso, na minha opinião, foi uma boa escolha para ilustrar o poema.


De segundavida a 31 de Julho de 2006 às 15:17
Parabéns Simão por este belo poema, é um revelar de sentimentos e emoções, os grandes homens poetas, como Zeca, foi assim que começaram, a revelação de um vendaval de emoções, o dizer o que vai na alma. Parabéns.


De Luís Natal-Marques a 2 de Agosto de 2006 às 15:40
Continuo a gostar!
Um abraço


De Amita I a 5 de Agosto de 2006 às 21:57
Olá Simão
Pela tua simpatia, uma flor te trago.
Para quando um novo poema? Eu sei que é tempo de férias e de descanso. Se for esse o caso, aproveita-as bem e diverte-te.
Um bjo e um até breve :)**


Comentar post

mais sobre mim
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

27
28
29
30
31


posts recentes

Boas Festas

Boa Páscoa

Boas Festas

"Escrevo no silêncio"

"Os melhores amigos do mu...

"Duro é o silêncio"

"Sou um inventor de cenár...

«Sou o eterno viajante»

Bom Natal

"Quisera..."

Feliz dia,mãe

25 de Abril

"Páscoa Feliz"

"Os poemas que sonhei"

"Sonhador"

«Ergui o silêncio»

«No comboio do Luau...»

"Aqui"

"Eis-me aqui"

"Versos meus"

"Oficina semente"

"Sonho"

"Atenção! Perigo iminente...

arquivos

Dezembro 2010

Abril 2010

Dezembro 2009

Julho 2009

Maio 2008

Março 2008

Dezembro 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Dezembro 2006

Outubro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds